Os empreendimentos que apostam no Six Sigma estão na busca de um melhoramento ininterrupto da qualidade no processo que busca quase perfeição (quase, porque acontece de modo contínuo).
O Six Sigma é uma abordagem disciplinada, baseada em dados e metodologia para eliminar defeitos (direcionamento para seis desvios padrão entre o limite de especificação médio e o mais próximo) em qualquer processo – desde a fabricação até a transação de criação, até o cliente final.
O que é obtido com o Six Sigma, no entanto, é a representação daquilo que descreve o valor quantitativo em comparação com a metodologia em execução no momento. É imperioso que mesmo na casa dos milhões (de repetições), nenhum processo envolvido num ambiente que procura vencer, tenha mais que a incidência de 3 a 4 falhas.
Podemos reconhecer como um defeito SixSigma “qualquer coisa fora das especificações do cliente”. E mesmo uma falha se torna a chance, a oportunidade, para o negócio entender é abraçar a quantidade máxima que uma simples falha pode sugerir. A variável de um procedimento pode e será muito mais fácil definida ao incluir o Six Sigma dentro das variáveis.
O Six Sigma mantém sua fundamentação principal na implementação de uma possível metodologia de medição focada na melhoria de processos e na redução da variação através da aplicação de projetos de melhoria Six Sigma. Isto é realizado através do uso de duas sub-metodologias Six Sigma: DMAIC e DMADV.
Como definir o Six Sigma
O processo Six Sigma DMAIC, sigla inglesa que significa: Define (definir problemas), Measure (fazer a medição deles), Analyze (realizar a análise), Improve (melhorar o quadro) e Control (controlar os resultados), é um sistema de melhoria para processos existentes que cai abaixo da especificação e busca melhoria incremental.
- Define: define o problema, a atividade de melhoria, a oportunidade de melhoria, as solicitações dos consumidores a serem atendidas, além das metas e objetivos a serem atingidos no projeto.
- Measure: mede o desempenho do processo.
- Analyze: analisa o processo para determinar as causas raiz da variação, mau desempenho (defeitos).
- Improve: melhora o desempenho do processo abordando e eliminando as causas raiz.
- Control: controla o processo melhorado e o desempenho futuro do processo.
O processo DMAIC se presta facilmente à abordagem do projeto de melhoria de qualidade encorajada.
O processo Six Sigma DMADV, do inglês: Define (definir problemas), Measure (fazer a medição deles), Analyze (realizar análise), Design (criar projeto) e Verify (verificar eficiência) é, em suma, um sistema para aprimorar o desenvolvimento dos serviços e/ou produtos, niveladora pelo selo Six Sigma de qualidade.
- Define: define os objetivos do projeto e os entregáveis do cliente (interno e externo)
- Measure: mede e determina necessidades e especificações do cliente
- Analyze: analisa toda a funcionalidade abrangida pelo procedimento que visa sanar as questões, necessidades e solicitações do consumidor.
- Design: design (detalhado) do processo para atender às necessidades do cliente
- Verify: faz a verificação de todo o desempenho acerca da capacidade dos processos em englobar às necessidades da clientela.
Como dito, o Six Sigma é um processo que utiliza informações e análises estatísticas para medir e melhorar o desempenho de uma organização.
A variação desnecessária em como um processo é implementado pode resultar em atrasos significativos e má qualidade de decisões e saídas. Aprender a utilizar esse gerenciamento de processos e qual se aplica a situação de um empreendimento, é de extrema importância para o sucesso.
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