O método 8D, de 8 disciplinas, é, resumidamente, a facilidade em resolver questões complexas que melhorarão de maneira constante um processo ou produto. Esse método, como o nome sugere, é baseado em 8 disciplinas e ressalta a colaboração de toda uma equipe.
Essas disciplinas do método 8D se dividem da seguinte maneira:
1 – Seleção do time: um grupo de colaboradores que tenham conhecimento, competência, disponibilidade e tempo para resolver o problema;
2 – Definição do problema: é a descrição clara e objetiva dos problemas internos e externos da empresa;
3 – Contenção do problema: a implementação e verificação, rápida, das ações corretivas do problema;
4 – Identificação do problema (causa raiz): descobrir quais são as possíveis causas do problema, e identificar as ações corretivas para acabar com essa causa raiz;
5 – Implementação de uma ação corretiva permanente: definição e implementação das ações precisas para a eliminação geral do transtorno na causa raiz;
6 – Verificação efetiva das ações: Ter certeza de que as ações selecionadas resolverão completamente o problema para o fornecedor ou cliente, sem causar efeitos colaterais inesperados;
7 – Institucionalização de toda a organização: com o problema solucionado será preciso levar essas “novidades” ao restante da empresa, treinar os colaboradores para prevenir a volta do problema;
8 – Reconhecer a conquista: caso seja o líder da equipe, não esqueça de reconhecer como os esforços de todos foram a solução do problema.
Então, de maneira simples, o método 8D soluciona problemas através de uma equipe e do seu trabalho em conjunto, e o artigo de hoje será exatamente sobre isso: sobre como esse método pode ser útil.
Como identificar e eliminar problemas com o método 8D
Agora que já entende o que é o método 8D, é hora de saber como isso deve ser colocado em prática.
Dentro desse método, é dito que, quando existe um problema na empresa, é necessário olhar para ele e para toda a situação como se fosse um cliente, se colocando no lugar dele, e indicar quais pontos devem ser melhorados.
Então, para identificar e responder um problema é preciso ter como base alguns pontos: Informação correta, já que é necessário trabalhar com fatos reais, e não opiniões pessoais; Consenso, para escrever de forma direta qual é o ponto a ser melhorado; e conhecer medidas e termos específicos, da empresa, para serem utilizados.
Depois disso é preciso identificar qual equipe será responsável por solucionar esse problema, além, é claro, de já ter em mente quais recursos, financeiros ou outros, serão precisos para que essa atividade tenha êxito positivo.
Ao definir o ponto que será alcançado pela equipe selecionada, também verifique se alguma contenção precisará ser feita, caso sim, faça isso para não perder o cliente.
O time, responsável por encontrar a solução do fim do problema, deve realizar um teste experimental para ter certeza que o método de contenção realizado é efetivo, depois desse processo, a equipe deverá continuar monitorando essa decisão para comprovar a sua eficácia.
Para identificar o problema e a causa raiz, pode-se usar o famoso método das razões, do 5W1H.
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